Janeiro é o mês da conscientização rotária. Precisamos trabalhar em duas frentes: na conscientização de nossos membros e na divulgação do rotary aos não rotarianos.
Conscientização dos nossos membros consiste em relembrarmos os conceitos e princípios do rotary, as avenidas de serviços, a prova quádrupla e o objetivo maior de promover a paz e a compreensão mundial. Precisamos estar cientes de que não podemos nos acomodar com o simples comparecimento à reuniões de companheirismo. Precisamos, sim, empenharmo-nos nas atividades rotárias e nos serviços à comunidade.
Por sua vez, a conscientização dos não rotarianos deve ser feita por nós, divulgando na nossa comunidade o que é o Rotary, qual sua importância e princípios. A melhor forma de divulgarmos o Rotary aos não rotarianos é através dos serviços que prestamos à comunidade. Mas também podemos divulgar através da mídia – jornais e revistas rotários ou da comunidade. O importante é que ressaltemos sempre, os ideais rotários, e não somente eventos sociais.
Uma das principais metas estabelecidas pelo nosso presidente do Rotary International – Dong Kurn Lee – foi o desenvolvimento do quadro social. Esta meta está extremamente ligada ao tema que ora tratamos. Para desenvolvermos o quadro social o fundamental é a informação e consequente consientização acerca dos princípios e objetivos de nossa instituição. Para atrairmos novos membros, precisamos estar conscientes da importância de nossa instituição, da necessidade que a comunidade apresenta de serviços, da capacidade e vontade que temos de servir e da necessidade que temos de unir forças. Paul Harris já dizia que “para promover a paz e a compreensão mundial, precisamos conscientizar grande número de pessoas – rotarianos e não-rotarianos - e esta tarefa não pode ser realizada individualmente”.
D K Lee nos chama a atenção ao fato de que a população mundial cresce e, consequentemente, precisamos aumentar nosso quadro para que possamos fazer frente às necessidades da comunidade. Se assim não for, nossos esforços serão cada vez menos representativos se comparados às crescentes necessidades mundiais.
Vale lembrar que a imagem do rotary se confunde com a nossa, já que o Rotary somos nós, rotarianos. Assim, é através de nosso exemplo e conduta que poderemos atrair novos companheiros para unir forças conosco na busca da paz e compreensão mundial.
Boa Refexão a todos e, vamos trabalhar nos nossos objetivos. Realizemos os Sonhos!